Innovaciones comunicativas y cambios de los sistemas socioeconómicos. Interpretaciones de sus efectos en los textos científicos*

  1. Olivia Velarde Hermida
  2. Francisco Bernete García
Revue:
Revista de estudios sociales

ISSN: 1900-5180 0123-885X

Année de publication: 2016

Número: 56

Pages: 67-79

Type: Article

DOI: 10.7440/RES56.2016.05 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openDialnet editor

D'autres publications dans: Revista de estudios sociales

Résumé

Nosso trabalho tem o objetivo de conhecer como se abordam as interdependências entre as transformações da comunicação e das mudanças sociais, a partir da perspectiva da reprodução ou da mudança das atuais sociedades globalizadas. Com esse objetivo, realizou-se a pesquisa intitulada "A produção social de comunicação e a reprodução social na era da globalização", na qual se sustenta este artigo. Realizamos uma análise de conteúdo de publicações acadêmicas e identificamos o repertório de novos cenários socioeconômicos que estão sendo contemplados nos âmbitos científicos. Os cenários de um futuro "globalizado" esclarecem transformações relacionadas com os usos sociais das novas tecnologias da comunicação e da informação. As referências a esses cenários de futuro descrevem processos macrossociológicos e históricos

Références bibliographiques

  • Barranquero, Alejandro, González, María Eugenia. (2006). "Empleo y usos de internet en las comunidades inmigradas. La red como herramienta neutralizadora de la distancia". Razón y Palabra 49. http://www.razonypalabra.org.mx/anteriores/n49/bienal/Mesa%209/CortesBarrenquero.pdf.
  • Bernete, Francisco, Velarde, Olivia. (2014). "Designs for Social Science Study of Globalized Future Scenarios". International Journal of Humanities and Social Science. 4. 93-108
  • Castells, Manuel. (1997). La era de la información: economía, sociedad y cultura. Alianza Editorial. Madrid.
  • Cimadevilla, Gustavo. (2004). Dominios: crítica a la razón intervencionista, la comunicación y el desarrollo sustentable. Prometeo. Buenos Aires.
  • Clemente, Miguel. (2005). Violencia y medios de comunicación. La socialización postmoderna. EOS. Madrid.
  • Comte, Auguste. (1970). Plan des travaux scientifiques nécessaires pour reorganiser la societé. Aubier. París.
  • Crusafón, Carmina. (2012). La nueva era mediática: las claves del escenario global. Bosch. Barcelona.
  • Duart, Josep María, Sangrà, Albert. (2000). Aprender en la virtualidad. Gedisa. Madrid.
  • Durkheim, émile. (1968). Les formes élémentaires de la vie religieuse.
  • Enzensberger, Hans Magnus. (1984). Elementos para una teoría de los medios de comunicación. Anagrama. Barcelona.
  • Fuchs, Christian. (2008). Internet and Society. Social Theory in the Information Age. Routledge. Nueva York.
  • Green, Lelia. (2002). Communication Technology and Society. Sage. Londres.
  • Joyanes Aguilar, Luis. (1997). Cibersociedad. Los retos sociales ante un nuevo mundo digital. McGraw Hill. Madrid.
  • Kaufman, Ester. (2005). Desarrollo local en la sociedad de la información. Municipios e internet. La Crujía. Buenos Aires.
  • Krug, Gary. (2005). Communication, Technology and Cultural Change. Sage. Londres.
  • Lash, Scott. (2005). Crítica de la información. Amorrortu. Buenos Aires.
  • Martín Serrano, Manuel. (1972). Sociología del milagro. Las caras de Bélmez. Barral Editores. Barcelona.
  • Martín Serrano, Manuel. (1986). La producción social de comunicación. Alianza Editorial. Madrid.
  • Martín Serrano, Manuel. (2004). "Orígenes históricos de los usos actuales de la comunicación pública". Diálogos de la Comunicación. 69. 98-108
  • Martín Serrano, Manuel, Velarde Hermida, Olivia. (2015). "La mediación comunicativa de las identidades individuales y colectivas". Revista Latina de Comunicación Social. 70. 552-565
  • Marx, Karl. (1956). Tomo III: el proceso de producción capitalista en su conjunto. Cartago. Buenos Aires.
  • Mattelart, Armand. (1998). La mundialización de la comunicación. Paidós. Barcelona.
  • Montesquieu, Charles-Louis. (2003). Del espíritu de las leyes. Alianza Editorial. Madrid.
  • Ogan, Christine. (2009). "Development Communication: The State of Research in an Era of ICTS and Globalization". International Communication Gazette. 71. 655-670
  • Parsons, Talcott. (1968). La estructura de la acción social. Guadarrama. Madrid.
  • Siochrú, Séan Ó. (2005). Democratizing Global Media: One World Many Struggles. Rowman and Littlefield. Nueva York.
  • Velarde, Olivia, Bernete, Francisco, Franco, Daniel. (2015). "Paradigmas de los efectos de las TIC en la cultura y en el conocimiento". Revista Latina de Comunicación Social. 70. 347-379
  • Weber, Max. (2004). La ética protestante y el espíritu del capitalismo. Alianza Editorial. Madrid.
  • Webster, Frank. (2002). Theories of the Information Society. Routledge. Londres.
  • Zubero, Imanol. (2004). La Red es de todos. Cuando los movimientos sociales se apropian de la red. Popular. Madrid.