A violência escolar

  1. Martínez-Otero Pérez, Valentín
  2. Jardim de Miranda, Renata
Revista:
Revista Iberoamericana de Educación

ISSN: 1681-5653 1022-6508

Año de publicación: 2010

Volumen: 52

Número: 3

Tipo: Artículo

DOI: 10.35362/RIE5231791 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openAcceso abierto editor

Otras publicaciones en: Revista Iberoamericana de Educación

Resumen

Neste artigo, atemo-nos a algumas questões relevantes, referentes aos problemas de convivência nos centros escolares. Embora esteja circunscrita a um âmbito de convivência respeitosa e se tratar de um centro de educação, a escola de hoje mostra um quadro cada vez mais grave de intolerância e violência, o que vem refletindo de forma negativa em sua própria razão de ser. Partindo da realidade espanhola, iremos explorar esta questão que tem se tornado uma preocupação universal e crescente. Com o objetivo de apontar algumas possibilidades de melhoria desta realidade, descrevemos e analisamos os comportamentos anti-sociais praticados com maior frequência nas escolas e assinalamos vias factíveis de intervenção, a exemplo da disciplina e do Programa de Desenvolvimento Pessoal (PDP).

Referencias bibliográficas

  • Alzate, R. (1998): Análisis y resolución de conflictos. Una perspectiva psicológica, Bilbao, Universidad do País Basco.
  • Avilés Martínez, J. M. (2003): Bullying. Intimidación y maltrato entre el alumnado, Bilbao, Stee-Eilas.
  • Cerezo, F. (2001): La violencia en las aulas, Madri, Pirámide.
  • Cidad, E. (1996): Modificación de conducta en el aula e integración escolar, Madrid, U.N.E.D.
  • Colectivo Amani (1996): Educación intercultural. Análisis y resolución de conflictos, Madri, Popular.
  • Fernández, I. (1999): Prevención de la violencia y resolución de conflictos, Madri, Narcea.
  • Martínez-Otero, V. (2006): Comunidad educativa. Claves psicológicas, pedagógicas y sociales, Madrid, CCS.
  • Martínez-Otero, V. (2001): “Convivencia escolar: problemas y soluciones”, en Revista Complutense de Educación, Vol. 12, nº 1, pp. 295-318.
  • Martínez-Otero, V. (2000): Formación integral de adolescentes. Educación personalizada y Programa de Desarrollo Personal (PDP), Madri, Fundamentos.
  • Moreno, J. M. y Torrego, J.C. (1999): Resolución de conflictos de convivencia en centros escolares, Madri, U.N.E.D.
  • Olweus, D. (1998): Conductas de acoso y amenaza entre escolares, Madri, Morata.
  • Ortega, R. (1996): “Las relaciones entre compañeros/as escolares”, en A. Goñi (ed.): Psicología de la educación sociopersonal, Madri, Fundamentos.