Estudio diagnóstico sobre la aplicación del juego en la Educación FísicaCaso Municipio Torbes, estado Táchira

  1. Manuel Chávez
  2. Carmen Valecillos
Revista:
Investigación y postgrado

ISSN: 1316-0087

Año de publicación: 2013

Volumen: 28

Número: 1

Páginas: 165-180

Tipo: Artículo

Otras publicaciones en: Investigación y postgrado

Resumen

O objetivo deste estudo foi determinar as estratégias que utilizam os docentes nas aulas de Educação Física para incorporar o jogo no desenvolvimento das habilidades de correr, jogar e pular em alunos da terceira série. Trata-se de um estudo de campo, de tipo descritivo, baseado no paradigma qualitativo. Os instrumentos utilizados são a entrevista detalhada e a observação participante. O corpus analisado foi de seis docentes de Educação Física, da terceira série, que trabalham nas Escolas Bolivarianas do Município Torbes, do estado Táchira (Venezuela). Conclui-se que, embora os docentes conheçam as vantagens e características do jogo, as estratégias utilizadas não são as mais apropriadas para o desenvolvimento dessas habilidades.

Referencias bibliográficas

  • Contreras, M. (2006). Los juegos tradicionales como estrategia pedagógica para facilitar el desarrollo integral del niño de edad preescolar.
  • González, M.M. (1998). Fundamentos de Educación Física para Enseñanza Primaria. Ediciones INDE. Zaragoza. 31-79
  • Guash, O. (2002). Observación participante. Centro de investigaciones sociológicas. Madrid.
  • Martínez, M. (2009). Ciencia y arte de la metodología cualitativa. Trillas.
  • (1998). Currículo Básico Nacional. Autor. Caracas.
  • Ortega, R, Lozano, M, Díaz, M, Martín, J. (2007). El juego en la educación inicial. Serie Educación Inicial, Cándidos Editores Educativos. Madrid.
  • Taborda, C. (2001). El desarrollo de la resistencia en el niño: Teoría y práctica. Universidad de Caldas. Caldas.
  • Vergara, L.D. (2008). Juegos deportivos y formas jugadas. Kinesis. Armenia.