Avanzar en la educación para la sostenibilidad. Combinación de metodologías para trabajar el pensamiento crítico y autónomo, la reflexión y la capacidad de transformación del sistema

  1. Leslie Mahe Collazo Expósito 1
  2. Anna Maria Geli de Ciurana 1
  1. 1 Universitat de Girona, España
Revista:
Revista Iberoamericana de Educación

ISSN: 1681-5653 1022-6508

Any de publicació: 2017

Títol de l'exemplar: Desarrollo sostenible y educación superior en un mundo global / Desenvolvimento sustentável e ensino superior num mundo global Coordinadora / Coordenadora: Belén Sáenz-Rico de Santiago

Volum: 73

Número: 1

Pàgines: 131-154

Tipus: Article

DOI: 10.35362/RIE730295 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openAccés obert editor

Altres publicacions en: Revista Iberoamericana de Educación

Resum

Dada a demanda para promover mudanças mais globais na concepção do processo educativo, apresentamos um trabalho baseado na aplicação dos princípios da sustentabilidade ao Mestrado de Formação de professores do ensino secundário oferecido pela Universidade de Girona. Nesta proposta de inovação pedagógica, mostramos como os alunos experimentam, a partir de um papel ativo, três metodologias ativas distintas: Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem por Serviço e Aprendizagem Reflexiva por meio do portfolio docente. De acordo com os resultados, os participantes não apenas melhoram em suas próprias habilidades de pensamento crítico e sistêmico, autorregulação da aprendizagem, capacidade de processamento e de reflexão, mas também desenvolvem ferramentas para aplicá-las ao longo da sua futura carreira como professores do ensino secundário, capazes de inovar e transformar o sistema. Detalhamos como está enquadrada e justificada esta proposta e descrevemos como a prática era feita sem ignorar as diferentes formas de avaliação, e expomos algumas opiniões dos estudantes.

Referències bibliogràfiques

  • Agustí, M. F., de Corral, I., Galán-Mañas, A., Martín, P., & Suárez-Ojeda, M. E. (2009). El Portafolio Docente como instrumento de reflexión y mejora del profesorado universitario. Revista Internacional de Investigación e Innovación educativa, vol. 11.
  • Barrón, Á., Ferrer-Balas, D., & Navarrete Salvador, A. (2010). Sostenibilización curricular en las universidades españolas.¿ ha llegado la hora de actuar? Revista Eureka Enseñanza Divulgación de las Ciencias, 2010, 7, Nº Extraordinario, pp. 388-399.
  • Branda, L. A. (2008). El aprendizaje basado en problemas: el resplandor tan brillante de otros tiempos. In El aprendizaje basado en problemas: Una nueva perspectiva de la enseñanza en la universidad (pp. 17-46). Gedisa.
  • Domínguez, B. M., Domínguez, I. M., Sáez, I. A., & Amundarain, M. G. (2015). El aprendizaje-servicio, una oportunidad para avanzar en la innovación educativa dentro de la Universidad del País Vasco. pp. 99-118. Tendencias pedagógicas, (21).
  • Fear, F., Rosaen, C., BawDen, R. & Foster-FisHMan, P. (2006). Coming to Critical Engagement. Maryland: University Press of America, Lanham.
  • Fernández, A. (2006). Metodologías activas para la formación de competencias. Educatio siglo XXI, 24 • 2006, pp. 35 – 56.
  • Francisco, A. & Moliner, L. (2010). El Aprendizaje Servicio en la Universidad: una Estrategia en la formación de ciudadanía crítica. REIFOP, 13 (4). Retrieved from http://www.aufop.com/aufop/uploaded_files/articulos/1291992629.pdf
  • Geli, A. M. (2002). Introducción. Universidad, Sostenibilidad y Ambientalización curricular. In E. Junyent, M., Geli, A. M. & Arbat (Ed.), Ambientalización curricular de los estudios superiores. Tomo I (pp. 11-18). Girona: Universitat de Girona. Servicio de publicaciones.
  • Mader, M., Tilbury, D., Dlouhá, J. Et al. (2014). (2014). Mapping opportunities for professional of University Educators in Education for Sustainable Development: A state of the Art Report across 33 UE4SD partner countries. University of Gloucestershire, Cheltenham, 57 pp.
  • Martínez, J. (2014). “Lecciones de una Década. La firma del mes”. Carpeta informativa abril 2014. CENEAM
  • Mezirow, J. (2000) Learning as Transformation: critical perspectives on a theory in progress. San Francisco: Jossey Bass.
  • Morrell, A., & O’connor, M. (2002) Introduction, in: O’Sullivan, E., Morrell, A. & O Connor, M. (eds) Expanding the Boundaries of Transformative Learning: essays on theory and praxis. New York: Palgrave Macmillan, pp. xv-xx.
  • Naciones Unidas. (1997). “Special Session of the General Assembly to Review and Appraise the Implementation of Agenda 21”. Retrieved from http://www.un.org/documents/ga/res/spec/aress19-2.htm
  • Naciones Unidas. (1987). Informe Brundtland. Retrieved from https://desarrollosostenible.wordpress.com/2006/09/27/informe-brundtland/
  • Naciones Unidas. (2016). 17 objetivos para transformar nuestro mundo. Retrieved from http://www.un.org/sustainabledevelopment/es/education/
  • Orr, D. (2004) Earth in Mind – on education, environment and the human prospect. Washington: Island Press.
  • Sterling, S. (2011). “Transformative Learning and Sustainability: sketching the conceptual ground”. Learning and Teaching in Higher Education, Issue 5.