Competencias investigativas en los planes de estudio de ciencias de la informaciónEstudio comparativo entre argentina, brasil, colombia, españa, méxico y paraguay
- Sena-Correa, Emilce 1
- Villalba-Benítez, Felipe Miguel 1
- Cuevas-Cerveró, María Aurora 2
- Ovalle-Perandones, María Antonia 2
- Ruiz-Díaz, Mariana Cáceres 1
- 1 Universidad Nacional de Asunción (UNA)
- 2 Universidad Complutense de Madrid (UCM)
Año de publicación: 2023
Título del ejemplar: Special Issue: Education, research and extension within the scope of Information Science in its multiple perspectives
Volumen: 3
Número: 4
Tipo: Artículo
Resumen
As competências de investigação desempenham um papel fundamental na formação académica, especialmente no ensino superior, uma vez que envolvem a aquisição de conhecimentos, competências e atitudes necessárias à realização de atividades de investigação de elevada qualidade. O objetivo deste estudo é determinar o alcance das competências de pesquisa nos currículos de Ciências da Informação nos países em análise. Foi realizado um estudo qualitativo de escopo descritivo que envolveu seis universidades que oferecem programas na área de Ciências da Informação na Argentina, Colômbia, Brasil, Espanha, México e Paraguai. Os planos de estudos e assuntos relacionados à pesquisa científica foram examinados por meio de uma matriz para analisar o alcance das competências de pesquisa estudadas. Os resultados revelam que as competências de investigação estão incorporadas nos planos de estudos dos cursos de Ciências da Informação analisados, embora variem em âmbito e grau de cumprimento. Além disso, foram identificadas áreas de fragilidade ou limitação na formação em competências de investigação. Observam-se semelhanças e diferenças entre as universidades estudadas, e essas discrepâncias são atribuídas a fatores como o contexto histórico, político, social e cultural; o nível e tipo de financiamento; o grau e a qualidade da colaboração entre a academia e a sociedade; o perfil e experiência do corpo docente; e desenho curricular e metodológico.
Referencias bibliográficas
- Bunge, M. (2016). Doing science: In the light of philosophy. World Scientific. DOI: https://doi.org/10.1142/10333
- Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2018). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches (5th ed.). SAGE Publications.
- Duque, A. P. G., Contreras, D. O., & García, E. M. M. (2019). Las competencias científicas a partir de la gestión del conocimiento en Instituciones de Educación Superior. Signos: Investigación en sistemas de gestión, 11(2), 21-40. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6990349. DOI: https://doi.org/10.15332/24631140.5080
- Fernández Bajón, M. T., & Lamarca Lapuente, M. J. (2008). La biblioteca como espacio de comunicación: una aproximación desde la teoría de los actos de habla. Scire: representación y organización del conocimiento, 14(2), 9-22.
- Hernández Navarro, M. I., Panunzio, A. P., Daher Nader, J., & Royero Moya, M. Á. (2019). Las competencias investigativas en la Educación Superior. Yachana Revista Científica, 8(3). https://doi.org/10.1234/ych.v8i3.610.
- Hernández, R., Fernández, C., & Baptista, P. (2019). Metodología de la investigación (7ª ed.). McGraw-Hill Education.
- Hurtado, L. (1992). América Latina: 1960-1990. Evolución de las Ciencias de la Información. REDIAL: revista europea de información y documentación sobre América Latina. n°1.
- Rivera-Camino, J. (2014). Cómo escribir y publicar una tesis doctoral (2ª ed.). ESIC Editorial.
- Turpo Gebera, O. (2016). El currículo de la competencia científica en Perú y Portugal. Comuni@cción, 7(2), 15-26. http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S221971682016000200002&lng=es&tlng=es.
- Universidad Complutense de Madrid. (s. f.). Universidad Complutense de Madrid. Consultado el 05 de septiembre de 2023. https://www.ucm.es/.
- Universidad de Antioquía. (s. f.). Universidad de Antioquía. Consultado el 04 de septiembre de 2023. https://www.udea.edu.co/wps/portal/udea/web/inicio/!ut/p/z1/hY7LDoIwEEW_xQVbOrSg4K5BYkDCIzERuzFgasEAJYDw-zbqxsTH7O7ccyaDGMoQa_OpEvlYyTavVT6y5SlKLc_ALoSxTzxInchKyNbH5oqgwz-AqRq-DAXlswdiOy42qAkh7AwLaOol0T52k02AX8CPGwFiopbF813aFsQWiPX8wnve67derctx7Ia1BhrM86wLKUXN9bNsNPiklHIYUfZOoq7J4GrVU0gXizthmbDl/dz/d5/L2dBISEvZ0FBIS9nQSEh/.
- Universidad de Buenos Aires. (s. f.). Universidad de Buenos Aires. Consultado el 04 de septiembre de 2023. https://uba.ar/.
- Universidad Nacional Autónoma de México. (s. f.). Universidad Nacional Autónoma de México. Consultado el 05 de septiembre de 2023. https://www.unam.mx/.
- Universidad Nacional de Asunción. (s. f.). Universidad Nacional de Asunción. Consultado el 04 de septiembre de 2023. https://www.una.py/.
- Universidade de São Paulo. (s. f.). Universidade de São Paulo. Consultado el 05 de septiembre de 2023. https://www5.usp.br/.
- Uribe Tirado, A. (2009). Los bibliotecólogos colombianos y la adquisición de competencias. Énfasis y tendencias en la actual formación en tecnologías de la información y la comunicación. Revista Interamericana De Bibliotecología, 30(1), 135–166. https://doi.org/10.17533/udea.rib.1859.